Atenção estudantes! Confira seis dicas para encarar o ENEM neste domingo

Professor do Colégio Anglo Morumbi diz que os alunos precisam se preparar física e emocionalmente para a prova

Por Palloma Mina e Fábio Marçal Agostinho

Faltando poucos dias para o segundo dia de provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o maior desafio dos estudantes é controlar a ansiedade e fazer a última revisão do conteúdo. Como se não bastassem a pandemia e as dificuldades do ensino à distância, o ENEM virou alvo de uma disputa política nos últimos dias. Para os alunos, porém, a principal recomendação é manter foco total na prova e esquecer as polêmicas.

Com 20 anos de experiência junto a alunos do Ensino Médio, o professor de Química e Coordenador Pedagógico do Colégio Anglo Morumbi, Fábio Marçal Agostinho, recomenda deixar de lado os problemas externos. “Vamos deixar a política com os políticos. Os estudantes precisam se preocupar com o conteúdo e em se preparar física e emocionalmente para a prova”, aponta.

Apesar de o ENEM ter absorvido muitas características dos vestibulares tradicionais, o foco é avaliar o desempenho dos alunos nos três anos de Ensino Médio. Por isso, a chave para o sucesso na prova é a certeza do trabalho desenvolvido pelo estudante durante esse período.

“Tanto o ENEM quanto os vestibulares não privilegiam alunos com sorte. Eles precisam estar conscientes de que fizeram a parte deles, que se prepararam e estudaram. Agora é a hora de colocar em prática”, explica o professor, que compartilhou seis dicas essenciais para os candidatos chegarem aos locais de prova prontos para o melhor resultado. Confira!

1 – Confie no seu trabalho

Muitos alunos que performam bem nos simulados acabam não repetindo o resultado na hora da prova por nervosismo. Confie no trabalho que você fez durante os três anos de Ensino Médio quando abrir o caderno de questões.

2 – Consulte o histórico

Para aproveitar as últimas horas de estudo, prefira os assuntos que foram abordados com frequência em edições anteriores do ENEM, já que existe a possibilidade de serem retomados.

3 – Relaxe na véspera

Durma bem e se alimente bem. O ENEM exige preparo físico dos alunos. Serão 5h de prova no segundo domingo. Estar descansado e bem alimentado é primordial para ter um bom desempenho.

4 – Fique com quem encoraja

Na véspera do exame, procure se cercar de pessoas que você ama, que inspiram confiança e que possam transmitir tranquilidade.

5 – Controle a ansiedade

A ansiedade pode levar aos lapsos de memória, o famoso “branco”. Se isso acontecer, procure se acalmar, lembre-se das horas de estudo que dedicou à preparação para este momento e retome a prova.

6 – Comece pelas questões fáceis

Começando pelas perguntas que tem facilidade para responder, o estudante fica mais confiante para encarar o resto da prova.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Palloma Mina é assessora de comunicação na Lupa Com

@pallomamina

 

Fabio Marçal Agostinho é Coordenador Ensino Médio do Colégio Anglo Morumbi

@fabioamarcal

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados